SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

GENTE QUE FAZ



Terça-feira, 6/7/93

Gente que faz

BIA BOTANA

Em que situação terrível nos encontramos! Seria tão agradável por uma vez ao menos poder escrever algo de bom e elogiável, mas triste é essa nossa profissão que nos obriga a exercer sempre a postura de "advogado do diabo."

Gostaria de saber como os outros brasileiros estão se sentindo em relação ao caso PC, melhor seria chamar caso Collor, talvez também se sintam aviltados e indignados. É mais do que evidente que PC não é o tubarão dessa história, não passa de um bode expiatório. Ele é bandido, sim, mas um bandido burro, o que vem amargando muito os verdadeiros poderosos, porquanto seus planos foram irreversivelmente comprometidos e agora Paulo César Farias sabe demais, tornando-se um complicador sem precedentes para a manutenção do status quo vigente no País.

Mas não é só o sr. PC que sabe demais, nós todos sabemos, entretanto nos mantermos calados com medo de que o vaso rachado da democracia se quebre de uma vez. Sinto ter que lembrar aos leitores que o senhor presidente Itamar Franco era vice de Collor e se compôs com ele durante o período de campanha eleitoral. Ora, é certo que, como muitos outros, ele pode alegar que Collor o enganou e que todas as maracutaias foram feitas a sua revelia; foi assim tão ingênuo quanto muitos empresários, que alardeavam no passado ter colaborado com a campanha colorida para derrotar a ameaça petista. Todos foram assim enganados, até o povo, logo estão todos perdoados. Entretanto, os tubarões continuam os mesmos após a queda de Collor; como bem se diz, "quanto mais as coisas mudam, mais continuam as mesmas."

Desculpem-me, mas essa onda toda da prisão do PC é ridícula, para não dizer insuportável. O Brasil está desmoralizado, não é preciso nenhum PC para sabermos que a Justiça tem sido, na maioria do seu tempo, cega e venal. Todavia, o brasileiro vai vivendo, mesmo sem poder mais distinguir a fantasia da vida real. O que é verdade, o que é mentira? A festa do Ibrahim Sued no Copa (urn luxo só), ou o flagelo dos doentes abandonados nas macas dos corredores dos hospitais (miséria só)? Real ou irreal? Na TV as imagens são surrealistas, Felini adoraria e Freud não acreditaria em tanta loucura!

O que podemos fazer? Nada, pouco ou surpreendentemente muito, como vem sendo apresentado pela campanha institucional do Banco Bamerindus, "Gente que faz", capaz de enternecer e despertar esperança nos nossos coraçõee com a apresentação das realizações pessoais de brasileiros exemplares. Cada um no seu mundo particular desenvolve inacieditáveis potenciais, e assim demonstram que são eles os sólidos alicerces deste País, capazes de o sustentarem durante os períodos difíceis, quase de calamidade. É incrível, mas, na hora do "vamos ver", quem segura e manda no destino do País são as figuras anônimas desconhecidas das luzes televisivas e da poderosa "mídia." É essa "Gente que faz" que conduz essa nau pelo mar da vida, e é certo que não vão ser os PCs, os Fernandos Collors e outras laranjas podres que vão impedir o seu avanço. As frutas estragadas serão jogadas fora, não irão contaminar as outras frutas do cesto, seja pela mão da Justiça ou pelas mãos dos brasileiros íntegros. Sim, porque ainda existem muitos brasileiros íntegros, brasileiros que não seguiram o exemplo de bandalheira e bandidagem dado por muitos poderosos. Gente essa considerada ignorante e mal informada mas que está disposta a lutar para colocar este País no seu, lugar merecido. Gente para qual ser íntegro e honesto não tem nada demais, não é virtude nem mérito, mas sim uma obrigação natural.

Não, não devemos nos desanimar, nem perder as esperanças, todos nós podemos fazer algo para o Brasil sair desse sufoco, podemos começar pela nossa própria vida, o nosso dia-a-dia, podemos mudar de verdade as coisas se primeiro mudarmos nós mesmos.

Bia Botana é análista político

Nenhum comentário:

Postar um comentário