SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ELOGIAR ARTE DIFÍCIL





Jornal de Brasília

Quarta-feira, 27/7/94

Elogiar, arte difícil

BIA BOTANA

Denegrir a imagem de alguém é fácil, basta uma palavra, contudo, ter humildade para reconhecer o êxito de uma pessoa é uma arte é tão difícil, que nem uma palavra é dita normalmente.

Há poucos dias fui convidada para escrever o perfil do ministro Rubens, Ricupero, para uma revista que deverá ser lançada, em circulação nacional, no próximo mês de agosto. Como pretendia enalteçer seus méritos, de maneira habilidosa, fui impedida. Todavia, este espaço é tão digno quanto qualquer outro à realização deste propósito.

Quando falamos de um homem como Rubens Ricupero, não falamos de uma pessoa comum. Mais assíduo frequentador da mídia a partir de sua posse como ministro do Meio Ambiente e Amazônia Legal, em outubro de 1993, sua figura se distinguiu pelo poder moderador com que colocou um paradeiro num processo nacional que envolveu, em períodos próximos de tempo, dois problemas delicados na Região Amazônica: o desenvolvimento do projeto de vigilância da região pelas Forças Armadas e o triste e, ainda obscuro, massacre dos ianomamis.

Sua habilidade diplomática nata para contornar problemas delicados, que necessitam de soluções conciliadoras e bem negociadas, assim como sua inabalável fleuma britânica foram sem sombra de dúvida as qualidades que o consagraram subatituto perfeito para Fernardo Henrique Cardoso no Ministério da Fazenda. Só Rubens Ricupero poderia ter corduzido, como conduz, com plena tranquilidade, a finalização do Plano Real, o lançamento da nova moeda brasileira e o processo de adequação da economia à nova situação.

Por seus feitos, hoje, o ministro Rubens Ricupero ganhou notoriedade nacional, contudo, seus serviços prestados à Nação advém dc longa data. Como embaixador, seu eficiente trabalho desenvolvido junto ao Gatt (Geeneral Agreement Tarifs and Trade) obteve reconhecimento internacional. Sua intensa vivência dos problemas que envolverarn a supressão das barreiras comerciais para auxiliar os países em desenvolvimento, o preparou para se tornar o candidato natural à presidência da Organização Mundial do Comércio, o organismo instituído em substituição ao Gatt, após as negociações estabelecidas na chamada Rodada Uruguai. Um cargo que, pode-se dizer, seja tão ou mais importante que a cobiçada presidência da República, o qual no caso de ser ocupado pelo ministro Ricupero trará benefícios incalculáveis ao Brasil, por este ser o órgão instituído para regular as cada vez mais crescentes transações comerciais do mundo.

O Brasil é a 8ª economia do mundo, tem a 5ª maior densidade populacional, em termos de mercado internacional é um País que tem tudo para se desenvolver e produzir lucratividade. Há muito deixamos de ser um país do Terceiro Mundo. É certo que temos ainda focos de subdesenvolvimento, mas comparar o Brasil com países de flagrante atraso econômico, político e social é uma imagem falsa e distorcida, que só pode servir aos impatrioas.

A importância do Brasil no contexto do comércio internacional é indiscutível, nosso País é o mais industrializado da América Latina, tudo indica que nossa inflação será controlada e permanecerá em níveis compatíveis com a economia mundial, portanto, tomos todas condições para ocupar a presidência dá Organização Mundial do Comércio, muito mais que a Argentina que também deseja o cargo para si.

Se alguém tinha dúvidas a respeito da capacidade executiva dc Rubens Ricupero, essas, hoje, para grande maioria dos brasileiros, não existem mais; Ricupero tem se apresentado como um hábil solucionador de problemas. É um homem como ele que o Brasil precisa para acelerar seu comércio internacional, um homem elogiável.

Bia Botana é analista política

Nenhum comentário:

Postar um comentário