SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CANDIDATOS DE SEGUNDA CLASSE





Jornal de Brasília

Quarta-feira, 13/7/94


Candidatos de segunda classe

BIA BOTANA

Tendo por obrigação ler os jornais de Brasília; do Rio e São Paulo, observei o pouco espaço destinado na mídia impressa aos candidatos ao Legislativo. A exceção honrosa fica com o nosso Jornal de Brasília, que em seu caderno "Cidade" dedica um espaço equitativo aos candidatos ao Executivo e ao Legislativo. A boa vontade do jornal vai além, pois publica uma coluna especial com o perfil e a fotografia dos candidatos à Câmara Distrital, que diga-se não são poucos. O Jornal de Brasília demonstra, assim, um respeito enorme ao seu leitor, por bem informá-lo, e respeito maior ainda pelo espírito democrático, valorizando todos os candidatos. Um exemplo de ética jornalística, que deveria ser seguido por todos os outros jornais.

Sem espaço na mídia e ofuscados pelo brilho dos candidatos ao Executivo - Presidência e governos -, os candidatos ao Legislativo - senadores, deputados federais e estaduais, no caso de Brasília deputados distritais –, estão sendo tratados como candidatos de segunda classe, o que é um absurdo.

Os últimos fatos ocorridos no Congresso Nacional não valida o processo que vem denegrindo o Poder Legislativo. Este como instituição deve continuar sendo o maior símbolo da democracia. São senadores e deputados os responsáveis pelo exercício democrático livre das atitudes autoritárias do Executivo. O apoio dos deputados mais votados é fundamental para governabilidade. Quando um governante tem que fazer uma indicação administrativa a consulta aos deputados mais votados não só é primordial como também um dever democrático, devendo prevalecer a indicação do nome proposto pelo representante do povo sobre a vontade do Executivo.

Em que país estamos que desconsideramos a importância dos representantes populares? Podemos nós brasileiros estarmos tão perdidos na nossa consciência política que não sabemos mais o que é democracia?

Certamente ainda temos tempo para corrigir o erro deste procedimento. As eleições casadas não poderão servir de desculpas para falta de responsabilidade dos meios de comunicação em não informar e nem esclarecer o eleitorado. Se continuarem agindo do modo presente só estarão apoiando o abuso do poder econômico político e impedindo que ocorra a saudável renovação do quadro de representantes.

No caso de Brasília, o abuso do poder econômico chega a níveisi nacreditáveis. Em todo País sempre houve e há candidatos endinheirados, que compram cabos eleitorais, aqui, ultrapassaram a barreira do som: estão comprando candidatos. Afora as candidaturas bilionárias de Paulo Octávio, Osório Adriano e Luiz Estevão, que competem para ver quem pode mais, os outros candidatos ao Legislativo estão fazendo suas campanhas a duras penas. Para agravar com o tal "bônus eleitoral" não há empresário que queira contribuir financeiramente. "Gato escaldado tem medo de água fria".

A campanha corpo a corpo, num país onde se movimentar inclui grandes distâncias, vira um assalto aos bolsos e um convite ao suicídio, tal é o desgaste físico do candidato. O espaço obrigatório, que será dado na mídia eletrônica dentro em breve, pouco fará para reverter esta comprometedora situação. Não precisamos ter dúvidas que os candidatos ao Executivo são os que vão mais aparecer, legando aos legislativos uma desprezada segunda classe.

Fica aqui uma sugestão: façam como o Jornal de Brasília, abram com criatividade espaços alternativos aos candidatos ao Legislativo para que apareçam na mídia, pois absolutamente eles não são de segunda classe, mas de primeira, são a própria democracia.

Bia Botana é analista política



Nenhum comentário:

Postar um comentário