SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ITAMAR E A HISTÓRIA




Jornal de Brasília

Quarta-feira, 21/9/94

 Itamar e a história


 BIA BOTANA


Como analista política não poupei críticas ao Presidente ltamar Franco, do mesmo modo, agora, eu também reconheço seu mérito; primeiro no recente episódio do embaixador Ricupero, Por saber contornar com inegável diplomacia política a crise aberta no Governo e em segundo, por, com esta habilidade assegurar sua passagem para a História do Brasil, como o único Presidente que se propôs a fazer seu sucessor dentro do processo democrático, contrariando em ambos os casos as expectativas de seus observadores.

Apesar de existirem outros presidentes sucedidos por pessoas integrante do seu governo como: Floriano Peixoto que sucedeu Deodoro da Fonseca (1891); Venceslau Brás, que como candidato único herdou a presidência de Herrnes da Fonseca em clima conflituoso (1922) e Gaspar Dutra, ex-Ministro da Guerra, contou com o apoio político de Vargas na tumultuada eleição de 1945, contudo, em 105 anos de democracia nenhum presidente preparou seu sucessor eleições démocráticas como está fazendo Itamar.

A admirada primeira democracia contemporânea dos Estados Unidos da América, com um século a mais de exercício que a nossa desde que George Washington assumiu a presid6encia em 1789, conta com um número significativo de presidentes que foram forjados por seus antecessores, num processo de continuidade política que com certeza vem sendo o motivo ào espantoso sucesso democrático norte-americano.

Dos 4l presidentes dos EUA, 14 serviram o governo como vices (John Adams,  Jefferson, Van Buren, Tyler, Filmor, Andrew Johson, Arthur, Theodore Roosevelt, Coolidge, Truman, Lindon B. Johnson, Nixon, Ford e Bush). Oito eram membros do gabinete: quatro secretários de Estado (Madison, Monrce, John Quincy, Adams e Buchana); dois secretários de Guerra (Grant e Taft); um secretário do Comércio (Hoover) e um embaixador (Harrison). Portanto, 22 presidentes, a maioria, estavam ambientados ao Poder Executivo e preparados para assumi-lo, e, sobretudo, foram eleitos pelo povo.

No Brasil Republicano, dos 31 presidentes só 13 foram eleitos pelo voto (Prudente, Campos Salles, Rodrigues Alves, Afonso Pena', Hermes, Venceslau Brás, Washington Luiz, Outo, Vargas, Kubitschek, Jânio e Collor). A democracia brasileira é entrecortada por crises que geraram ditaduras e ofensivo tutelamento do Estado paternalista, que tratava o povo tal qual criança, quando conveniente, privando-o de sua cidadania. Mas o povo cresceu e amadureceu, prova dlsto é o apoio recebido por Fernando Henrique Cardoso.

A possível vitória de Fernando Henriqüe será na verdade o reconhecimento popular de que ltamar Franco, apesar de suas falhas, conseguiu levar a desastrosa herança recebida de Collor a um bom termo e que apesar dos pesares realizou um governo satisfatório, cuja direção mereceu um voto de confiança e continuidade.

O brasileiro demonstra assim que não quer mais mudar por mudar, que deseja estabilidade e segurança para prever o seu futuro e que continuísmo político  talvez não seja tão ruim.

ltamar passa para História como um marco que permite sonhar com a plenitude democrática futura. Por fim, nós estamos aprendendo a ser democratas.  Vitorioso Fernando Henrique, vitorioso será Itamar, vitorioso o Brasi, vitória de nós brasileiros.

Bia Botana é analista política

Nenhum comentário:

Postar um comentário