SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EXÉRCITO EM AÇÃO



Quarta-feira, 26/8/93

Exército em ação

BIA BOTANA

Devido às comemorações da Semana do Exército e do Dia do Soldado (25/08), não podemos nos furtar de fazer algumas considerações relevantes sobre a força terrestre, que nos últimos anos passou a desenvolver atividades constitucionais e complementares que nem sempre são devidamente divulgadas ou bem interpretadas.

A conjuntura brasileira tem imposto limitações que exigiram do Exército redimensionar suas prioridades e estabelecer novas metas para aumentar a sua operacionalidade. Investiu-se no aperfeiçoamento dos recursos humanos, ou seja, na profissionalização, num esforço contínuo para aliar conhecimento e tecnologia. O resultado obtido pode ser encontrado no sucesso de vários projetos, seja na área bélica, como de instrução de guerra eletrônica e de aviação do Exército; seja na cooperação comunitária, onde constam programas de mutirões voluntários para a construção de casas populares, combate emergencial à seca, apoio ao menor desassistido, atendimento médico-odontológico aos carentes; seja em programas econômicos de infra-estrutura, como construção, reparação e conservação de rodovias e ferrovias, construção de instalações fixas, implantação de microusinas hidrelétricas nos Pelotões de Fronteiras na Amazônia, identificação de aquartelamento em regiões remotas e outras ações de relevo.

Além do exposto, devemos sobretudo admirar no Exército, assim como nas forças co-irmãs, o total respeito prestado aos ditames constitucionais, tão realçado por ocasião do impeachment. A madura segurança da defesa da lei, da ordem e das instituições democráticas ofertada pelas Forças Armadas, naquela ocasiâo, foi que permitiu atravessarmos um conflito interno grave sem que esse alcançasse proporções desastrosas.

O Exército brasileiro tem demonstrado estar em perfeita sintonia com as aspirações populares. Em meio à grave crise de credibilidade, sua atitude ética consagra-o com elevado índice de confiança, atestado por pesquisas junto à opinião pública. Não é por acaso que hoje distintos segmentos da sociedade reconheçam no Exército uma instituição sólida, cujos serviços prestados asseguram sobrepujar a adversidade presente com lucidez e tranqüilidade, a despeito de certas minorias impatriotas, que buscam comprometer os direitos de cidadania. as instituições políticas, econômicas e sociais com idéias golpistas fomentadoras da desobediência civil.

A dupla missão constitucional atribuída às Forças Armadas - contra o inimigo externo, que ameaça a soberania e a integridade do território, e contra aqueles que, no interior do País. perturbem a ordem ou afrontem os poderes constitucionais e o respeito à lei - é, por si só, uma árdua tarefa, um compromisso que não permite a crise existencial por vezes propalada. As Forças Armadas não precisam andar à busca de inimigos para justificar a missão que possuem. pois, como já foi dito, a presença de uma população pobre sobre uma terra rica já é motivo suficiente de preocupação.

Assim, enquanto o valoroso Exército brasileiro, tendo por patrono Duque de Caxias, estiver de pé em defesa da Nação unido neste ideário às Forças co-irmãs, é certo que poderemos responder aos desafios da nossa época e construir um sólido futuro. Se porventura ocorresse o contrário, aplicar-se-ia a idéia de que "quem não defende o que é seu está defendendo interesses de outros". E lógico que ninguém quer um Brasil colônia, ou será que quer?

Bia Botana analista política

Um comentário:

  1. "O EXÉRCITO é forte pelas virtudes de desprendimento, idealismo e solidariedade. É a trincheira onde os brasileiros se encontram, as pessoas se igualam, as raças se unem, os preconceitos se extinguem, os esforços se conjugam e as histórias se escrevem" (autor desconhecido).
    O EXÉRCITO é uma forja de cidadãos

    General da Reserva Rocha Paiva

    ResponderExcluir